Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Programas voltados a Temas Específicos
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • CNAE
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
108 resultado(s)
Página 1 de 11
Resumo

A programação do evento segue o padrão adotado nos SIBEEs anteriores. Os seguintes eixos temáticos serão discutidos: * Eletroanalítica e Sensores Eletroquímicos* Bioeletroquímica, Biossensores e Bioanalítica* Eletroquímica Ambiental e Engenharia Eletroquímica* Eletroquímica de Materiais Nanoestruturados, Processos Eletroquímicos e Interfaces* Eletroquímica Fundamental, Eletrossíntese e Eletroquímica Orgânica* Energia, Baterias Supercapacitores e Células a Combustível* Tratamento, Corrosão e Proteção de Superfícies* Inovações em Eletroquímica e EletroanalíticaForam recebidos 330 trabalhos, desta forma enviamos solicitação de auxílio de participação para 28 (vinte e oito) pesquisadores(doutores) que não tem auxílios vigentes no momento com esta instituição. A listagem dos pesquisadores que necessitam de auxílio para participação no evento, bem como título dos trabalhos e demais informações detalhadas encontra-se no link ( https://docs.google.com/forms/d/1zSo_YMjbDZji4Llrb3_3GX26jVWh4PHojMOQs6fkjNw/edit#responses). Durante os quatro dias de evento, a programação do congresso incluiu a apresentação oral de plenárias (1 hora). O XXII SIBEE também contará com mini-cursos sobre técnicas eletoquímicas oferecidos por empresas parceiras. Toda a programação encontra-se no site do evento: https://univates.br/evento/xxiv-simposio-brasileiro-de-eletroquimica-e-eletroanalitica (AU)

Resumo

Um dispositivo eficiente e de baixo custo para a produção de hidrogênio deve mitigar o uso de combustíveis fósseis e potencializar o uso dos bio recursos na produção desse vetor energético. O desempenho, dependente do custo e do tamanho dos eletrolisadores comerciais, é um fator limitante dessa tecnologia para o armazenamento de energia renovável produzida localmente. Ao estudar novos materiais com pouco ou nenhum conteúdo de matérias-primas críticas, o projeto SACI2I tem como meta final aumentar o uso de eletrolisadores distribuídos para geração de H2. Com base nos resultados preliminares alcançados em células eletroquímicas de óxido sólido, o candidato propõe o uso de novos condutores iônicos duplos baseados em perovskitas monofásicas com alta entropia adaptada ao nível de dopagem para reduzir a temperatura de operação das células de eletrólise de óxido sólido na faixa de 400-700 °C. Métodos de revestimento convencionais e avançados para montagem de células serão estudados e otimizados de acordo com as propriedades físico-químicas dos materiais e o comportamento eletroquímico das células. As atividades de pesquisa visam demonstrar, na faixa de temperatura de 400-700 °C, a eletrólise do bioetanol para produzir H2 e eletricidade com maior eficiência em comparação com as abordagens catalíticas convencionais. Esta proposta de pesquisa está vinculada ao projeto Fapesp/Shell Proc 2020/15230-5 - BG E&P Brasil (Shell)-CPE "Centro de Pesquisa em Inovação em Gases de Efeito Estufa - RCG2I", coordenado pelo Prof. Julio R. Meneghini, em particular ao subprojeto " Uso eficiente do etanol para a produção de hidrogênio e eletricidade" coordenado pelo Prof. Hamilton Varela e com a participação dos Profs. Edson Ticianelli e Joelma Perez. Com base no conhecimento conjunto desenvolvido no CNR-ITAE e no IQSC-USP em cooperações anteriores (ou seja, projetos PVE Pesquisador Visitante Especial, processo CNPq nº 402180/2012-7, e Pesquisador Visitante, processo FAPESP 2018/02172-7) esta proposta de pesquisa visa: i) investigar novos materiais no âmbito do projeto Fapesp/Shell acima mencionado tendo como meta reduzir a temperatura de operação de eletrolisadores de óxido sólido para 400-700 °C; ii) melhorar a eficiência de conversão de bioetanol para Produção de H2, avaliando os efluentes da célula iii) reduzir o uso de matérias-primas tóxicas e críticas como ocorre nas células eletroquímicas convencionais de óxido sólido. (AU)

Resumo

Esse projeto propõe meios para valorizar a molécula de glicerol empregando processos eletroquímicos ambientalmente sustentáveis. Os dois subprojetos propostos fazem parte de uma investigação sistemática que vem sendo implementada ao longo dos anos no LEEA. Na primeira abordagem, a célula de eletrólise microbiana (MEC) irá permitir obter o biohidrogênio. Esse assunto é pouco pesquisado, mas vem crescendo, substancialmente, seu interesse nos últimos anos. Para que o sistema desenvolvido tenha sucesso algumas etapas importantes serão investigadas tais como: estabilidade do biofilme durante a aplicação da corrente; número de vezes que o biofilme pode ser reutilizado; pureza do hidrogênio produzido; maximizar a eficiência coulômbica do sistema eletroquímico. A CEM que será construída empregando um bioânodo microbiano formado a partir de uma cultura mista de bactérias, serão analisados parâmetros experimentais como, pH, temperatura e intensidade de corrente aplicada. Estes parâmetros permitirão a partir da comunidade bacteriana presente no bioânodo maximizar a geração de bio-H2. Estes serão identificados e quantificados usando como técnica de análise a cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (CG/MS) ou cromatografia líquida acoplada ao espectrômetro de massas (LC/MS). Paralelamente, propomos olhar para a célula combustível como um reator de eletrossíntese e investigar o comportamento oxidativo do glicerol empregando eletrocatalisadores de metais nobres (Pt e Pd) modificados terras raras (TR). Inicialmente será feito um estudo da atividade empregando a metodologia de biblioteca eletroquímica com os catalisadores binários PtTR e PdTR (n > 60). Várias técnicas de análise (difração de raios-X, Microscopia eletrônica de transmissão, espectroscopia de fotoelétron de raios-X e análise térmica diferencial). A seletividade no processo de oxidação de glicerol, no sentido de agregar valor ao combustível de partida será investigada por técnicas eletroquímicas clássicas (voltametria, cronoamperometrias, Co-stripping entre outras), espectroscopia de infravermelho in situ, eletrólise e testes de células a combustível. (AU)

Resumo

Neste projeto proponho estudar aspectos fundamentais de principalmente três reações de grande interesse para nosso país e o mundo: 1) Eletrooxidação de etanol e glicerol e 2) Eletroredução de CO2. As superfícies utilizadas para realizar as reações eletroquímicas serão baseadas em Pt: 1) Pt policristalina, monocristais de Pt e nanopartículas de Pt com forma controlada. Todas estas superfícies serão também modificadas por adátomos do bloco p da tabela periódica o que tem se mostrado como uma excelente alternativa para mudar a atividade e seletividade de diversos catalisadores para este tipo de reações. Finalmente, alguns materiais serão utilizados para a produção de energia elétrica e/ou de produtos de valor adicionado em células a combustível microfluídicas e eletrolisadores tipo PEM. Estudos de alta qualidade com este tipo de sistemas precisam de um seguimento (se possível in operando) dos produtos e intermediários formados durante a reação eletroquímica e dos catalisadores. Assim, neste projeto, FTIR in situ, RAMAN in situ e HPLC on line fornecerão informações sobre a geração de produtos e intermediários das reações estudadas. Absorção e difração de raios X in operando e utilizando radiação sincrotron fornecerão informação morfológica e eletrônica dos catalisadores. Além destas técnicas, quando for necessário, utilizaremos técnicas convencionais de caracterização ex situ como MEV, DRX, XPS, EDS, ICP. Este projeto incorpora também o começo de estudos em uma linha de pesquisa que consiste na utilização de monocristais quirais de Pt. Estes estudos surgiram como uma colaboração entre meu grupo e o Grupo de Eletroquímica de Alicante e se mostram promissores para o avanço do entendimento da eletrooxidação de álcoois em superfícies de Pt. (AU)

Resumo

Este projeto será desenvolvido no contexto de uma Dissertação de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Universidade de São Paulo. O foco principal está alinhado ao Programa BIOEN da FAPESP, principalmente porque é ciência interdisciplinar de inovação e abordado tecnologicamente, pelo menos em dois aspectos importantes: (1) produzir energia renovável sob a forma de bio-eletricidade, (2) pode usar resíduos ou águas residuárias para evitar a poluição do solo e das águas subterrâneas e superficiais. A vinhaça da produção de bioetanol serão utilizadas no MFC antes do uso em terras na produção de cana-de-açúcar. Isso significa que o uso de vinhaças em nossa célula de combustível microbiana pode ser associado à produção de cadeia de bioetanol, sem perturbar as práticas de aplicação da terra atuais e produzirá bioeletricidade. Isto significa importante contribuição para a ciência da Sustentabilidade, a fim de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 das Nações Unidas. (AU)

Resumo

Esta proposta de pesquisa objetiva o estudo de processos eletrocatalíticos relacionados com sistemas eletroquímicos associados a interconversão de energia química em energia elétrica, em dispositivos galvânicos e eletrolíticos. O principal foco será o estudo de reações eletrocatalíticas que ocorrem em células à combustível alimentado com moléculas orgânicas e inorgânicas, sistemas eletroquímicos regenerativos, geração e oxidação de hidrogênio e produção e redução de oxigênio. Alguns aspectos fundamentais da eletrocatálise e instabilidades cinéticas destas reações serão investigados sobre superfícies monocristalinas e eletrocatalisadores metálicos nanoestruturados. As investigações incluirão a correlação entre a atividade eletrocatalítica e a estabilidade com a composição e estrutura das nanopartículas. Entretanto, embora já esteja disponível para um número limitado de aplicações, vários problemas operacionais ainda precisam ser superados. Novos materiais precisam ser projetados para atender os requerimentos de alta durabilidade e baixos custos. Assim, o objetivo deste projeto é estabelecer uma colaboração entre as duas partes para obter eletrodos baseados em novas nanopartículas híbridas metálicas ou não metálicas com controle de morfologia e estrutura para desenvolver uma nova geração de catalisadores avançados para aplicação em sistemas eletroquímicos. (AU)

Resumo

Um sistema trifásico será constituído por líquido iônico hidrofóbico (LIH), eletrólito de suporte convencional aquoso e óleo mineral, cujas finalidades serão de armazenar gás hidrogênio, servir como eletrólito e armazenar gás oxigênio, respectivamente. Cada compartimento conterá um catalisador baseado em platina e carbono, que permanecerá na respectiva interface de interesse. Para tanto, serão necessários estudos fundamentais sobre as propriedades dos Líquidos iônicos em relação ao armazenamento de H2¬ e seu comportamento em uma célula a combustível. O mesmo vale para o compartimento catódico, cuja cinética de redução de oxigênio também deve ser avaliada. Pretende-se utilizar técnicas convencionais de caracterização física para os eletrocatalisadores, como microscopia eletrônica de transmissão (MET), energia dispersiva de Raios-X (EDX) e outras. Destaca-se que esta etapa de fabricação dos eletrodos possui apenas um papel secundário na execução deste projeto, mas constituirá um excelente modelo a partir da utilização dos materiais de referência para cada reação eletroquímica estudada. Finalmente, o objetivo desta pesquisa é o de propor uma nova construção para célula a combustível (célula a combustível líquida trifásica), estabelecendo, portanto uma possibilidade de inovação tecnológica, partindo-se de estudos fundamentais e aplicados nos diferentes sistemas a serem testados. (AU)

Resumo

O 22nd WORLD HYDROGEN ENERGY CONFERENCE (WHEC2018) será realizado no período de 17 à 22 de Junho de 2018 nas dependências do Espaço de Exposições do Hotel Windsor (Windsor Convention & Expo Center) localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil. A programação preliminar do evento prevê a realização de nove períodos, nas manhãs e tardes dos dias 17 a 22 de Junho de 2018. As atividades técnico-científicas previstas incluem palestras convidadas (Plenary, Regular and Oral talks), apresentação de pôsteres, mesas-redondas, visitas técnicas além de uma feira de exposições das empresas patrocinadoras do evento. A programação preliminar do evento poderá ser consultada no site abaixo: https://www.whec2018.com/main_frontend.php?mask=25Abaixo segue a lista preliminar dos Plenary Talks: Bart BiebuyckFuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking, FCH-JU, European UnionDavid HartE4Tech, Lausanne, SwitzerlandEiji OhiraNew Energy and Industrial Technology Development Organization, NEDO, JapanKlaus BonhoffNational Organization Hydrogen and Fuel Cell Technology, NOW, GermanyMaurício TolmasquimCoppe/UFRJ, BrazilNguyen MinhCenter for Energy Research, University of California, USAPierre-Etienne FrankAir Liquid/Hydrogen Council, FranceRobert Steinberger-WilckensUniversity of Birmingham, United KingdomSunita SatyapalDepartment of Energy, DoE, USAWei ChangNational Institute of Clean and Low-Carbon Energy, NICE, ChinaYoshihiro MizutaniMinistry of Environment, Japan (AU)

Resumo

A "São Paulo School of Advanced Science on Renewable Energies" permitirá ao público participante interagir com pesquisadores mundialmente reconhecidos na área de Energias Renováveis, não apenas permitindo o desenvolvimento de parcerias com as instituições de origem, como também permitir a disseminação dos trabalhos de pesquisa dos grupos de pesquisa em Energias Renováveis. Serão abordadas em nível avançado e de pesquisa as energias renováveis: solar fotovoltaica e térmica, energias: eólica e hidrocinética, bem como o aproveitamento energético de biomassa e o potencial de desenvolvimento e uso de células de combustível. (AU)

|
108 resultado(s)
Página 1 de 11
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção